23 de novembro de 2009

SDS realiza I Conferência de Geodiversidade do Estado do Amazonas

O evento acontece no dia 25, a partir das 8h, no Hotel Tropical Resort


A Secretaria de Estado do Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS, por meio da Secretaria Executiva de Geodiversidade e Recursos Hídricos – SEGEORH, realiza na próxima quarta-feira, dia 25, a I Conferência de Geodiversidade do Estado do Amazonas. O evento acontece de 8h às 13h no Salão Rio Negro-A do Hotel Tropical Resort, localizado à Av. Cel. Teixeira, 1320, Ponta Negra.

O objetivo da conferência é apresentar os resultados dos 11 fóruns estaduais realizados em nove municípios do interior, que representam toda a discussão da potencialidade dos recursos minerais e de óleo e gás. Serão apresentadas também as Diretrizes para Sustentabilidade da Mineração e Exploração de Óleo e Gás no estado, e ainda, o Mapa da Geodiversidade do Estado do Amazonas.

Durante o evento acontecerá a 3ª Reunião ordinária do Conselho Estadual de Geodiversidade que discutirá o Programa Extrativismo Mineral Familiar e o Programa Extrativismo Familiar Indígena. A reunião tratará também a proposta do Novo Marco Regulatório para a Geodiversidade proposto pelo Ministério de Minas e Energia - MME.

Para o Secretário da SEGEORH, Daniel Nava, a I Conferência Estadual de Geodiversidade sinalizará para a sociedade estratégias de participação na exploração dos recursos minerais e óleo e gás, sejam na geração de emprego e renda para as populações locais, ou na gestão dos recursos financeiros que as prefeituras recebem. Além disso, essa conferência aponta possibilidades do desenvolvimento de políticas públicas visando a promoção do desenvolvimento sustentável das atividades do setor da mineração e da exploração de óleo e gás.

“As diretrizes serão apresentadas por meio de um resumo executivo para que as autoridades do governo do Estado e as autoridades federais possam ler esse documento e devolver em janeiro de 2010. Após essas contribuições, iremos apresentar como produto final de um convênio entre a SDS e o MME, o Atlas da Geodiverdade, ferramenta que possibilitará o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de mineração e da exploração de Óleo e Gás”, salienta Daniel.


Izabelly Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares