28 de março de 2010

Nathaly Rabelo no FÓRUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE

O evento reuniu grandes nomes, como James Cameron - Diretor de Avatar e Al Gore - Ex vice-presidente dos EUA e Prêmio Nobel na Paz.

O Fórum Internacional de Sustentabilidade foi realizado no Hotel Tropical, pelo LIDE - Grupo de Líderes empresariais e Seminars, nos dias 26 e 27 de março.

Com o objetivo de difundir práticas e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, assim como demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e o mundo, o evento contou com a presença de aproximadamente 300 dos principais empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil.

No primeiro dia, 26/03, teve abertura pelo pesquisador e ambientalista THOMAS LOVEJOY, seguido pela exposição do ex vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz, AL GORE, e de debate com os participantes do encontro. A principais discussões foram: A importância da Amazônia no contexto das mudanças climáticas globais, estratégias de conservação na Amazônia e consequências do desmatamento para o país - Debate apresentado por Ana Paula Padrão, que contou com a intervenção de Mark London - Escritor e Jornalista, Nádia d'Avila - Sec. da SDS, Adalberto Luis - Diretor do INPA e Roberto Cavalcanti - Presidente da Conservation International Brasil. Após almoço, patrocinado pela empresa de comunicação A Crítica, Al Gore apresentou a palestra: A importância da Conservação da Amazônia para deter o aquecimento global e as mudanças climáticas.  Em seguida, Ana Paula Padrão coordenou o Debate com o Tema: A responsabilidade das empresas na criação de uma economia sustentável na Amazônia, que teve entre os interventores, Ivan Zurita - Presidente da Nestlé, Brasil, Claudio Rosa Jr. - Presidente da Kasinski, Afonso Hennel - presidente da Semp Toshiba, Yutaka Kume - Pres. do Grupo Yamaha Motor, Brasil, Rubens Prata - Diretor Geral do Jornal O Estão de S. Paulo, Alexandre Raposo - Presidente da Rede Record, entre outros grandes profissionais, que podem ser conferidos aqui.

Já no sábado, 27 de março, o Seminário teve exposição do governador do Amazonas, EDUARDO BRAGA, que apresentou a palestra: Conservação e Sustentabilidade: a experiência prática do Amazonas, Antony B. Anderson - Especialista do Programa de Conservação do WWF-Brasil e do cineasta JAMES CAMERON que discutiu sobre Como e por que sensibilizar a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia, dentro de sua experiência pessoal como cineasta. Após brilhante exposiçao, Cameron recebeu de Representantes dos Povos indígenas do Amazonas: um pajé espiritual, representando a fé, uma criança, representando o futuro e uma mulher, representando a força feminina, todos da tribo Saterê, uma homenagem: a bandeira do Amazonas, reconhecendo seu trabalho em prol a preservação do meio ambiente e preocupação com as futuras gerações.  Em seguida, Ana Paula Padrão apresentou o debate: A Participação da sociedade civil na conservação da Amazônia, que teve entre os participantes Jecinaldo Saterê - Secretário da Primeira Secretaria de Estado dos Povos Indígenas do País, a SEIND, instituita por Eduardo Braga, no Amazonas. Participaram também Roberto Klabin - Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica e do LIDE sustentabilidade, Paulo Dario - Diretor da Campanha Amazônia, do Greenpeace e Lúcio Flores Terena - Representate da COIAB - Coordenação das Organizações indígenas da Amazônia Brasileira.
Após as palestras e debates, houve a apresentação da Carta do Amazonas: Apresentação do Manifesto pelo Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, a qual foi assinada por todos os participantes do Fórum.

Eu Assinei! Nathaly Rabelo - Projeto Faces da Amazônia

Em seguida, o evento ofereceu um Welcome Cocktail no Teatro Amazonas, que teve como destaque a participação na Hora do Planeta - Ação mundial do WWF para chamar atenção para o aquecimento global, onde a iluminação do Teatro foi desligada com contagem regressiva, durante 1 minuto na área interna e 1 hora na área externa. Houve a apresentação da Orquesta Amazonas Filarmônica e Corpo de Dança do Amazonas, além da apresentação dos bois Garantido e Caprichoso, que garantiu a diversão dos presentes.

  

Nas fotos: Mark London, Anthony B. Anderson e João Doria Jr.



Essa matéria tb foi publicada AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares