O projeto



SOBRE NASCIMENTO DO PROJETO

O Faces da Amazônia surgiu com a necessidade de elaboração do projeto de conclusão de curso da designer Nathaly Rabelo, que por dois anos seguidos (2006 a 2008) desenvolveu uma vasta pesquisa na área de moda, biodiversidade amazônica e sustentabilidade.

O Projeto se voltou ao tema "Moda sustentável", e através de técnicas de design e biônica, gerou uma coleção de 10 peças, inspiradas em elementos da fauna e flora amazônicas. Outros fatores foram trabalhados no projeto, como o catálogo de práticas sustentáveis, que foi enviado aos e-mails do público que esteve presente na apresentação, este blog, que visa disseminar notícias, alertas, novidades e formas de praticar a sustentabilidade no dia a dia, além de um desfile temático, que utilizou uma trilha sonora totalmente regional, com o apoio de um vídeo simultâneo, que demonstrou as fontes de inspiração do projeto e também, o material de divulgação do F.A, como camisas e Ecobags.

Confira abaixo a base fundamental do projeto, e acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades.


INTRODUÇÃO
“A amazônia tem dono: são os índios, os pescadores, os ribeirinhos, e somos nós também, brasileiros, e temos consciência de que devemos desmatar menos, queimar menos, mas devemos também garantir o desenvolvimento dessa região (...)” Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente do Brasil, declaração em resposta a uma reportagem publicada no The New York Times sobre o quanto a Amazônia valeria em termos financeiros (em média 5 bi).

De acordo com nosso Presidente, todo brasileiro é dono da Amazônia. Mas cada brasileiro cuida dela como tal?
          Temos visto, ao passar dos anos, a agressão constante a nossas florestas: incêndios, desmatamentos, contrabando de animais silvestres, entre outros tristes acontecimentos. Considerando o sentimento inerente de cuidado e proteção com o que está ao nosso redor – família, amigos, finanças, etc. - até que ponto temos sido realmente donos da Amazônia, levando em conta que devemos cuidar e preservar o que é nosso?
           A cada vez que o fogo toca às folhas das árvores, que queima o solo, que expulsa animais de seu habitat natural, devemos lamentar, certo? Errado! Antes de lamentar devemos nos olhar e refletir se estamos fazendo nossa parte. Não se fala apenas de não jogar lixo na rua – o que é de grande importância, vale ressaltar – mas de uma atitude mais intensa e constante, de preservarmos e fazermos preservar.
           Como promover um projeto que atenda aos requisitos de empresas e órgão de investimentos, de forma que traga retorno financeiro e reconhecimento pela contribuição sócio-ambiental? Como promover um projeto que esteja dentro dos parâmetros das ONGs (Organizações não Governamentais) de preservação? Como promover um projeto que atenda aos dois lados e que atraia – verdadeiramente – o olhar, o desejo de consumo e a consciência ecológica dos consumidores?


PARA INVESTIR
          Um projeto que desenvolva produtos ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis, e que agreguem ao investidor a qualidade de “Amigo do meio ambiente” – atributo bastante valorizado nos dias atuais;
          Um espetáculo que envolva design, cultura e artes, que emocione e marque com inovação e brilhantismo;
           A reunião dos novos talentos locais em um trabalho jamais visto na Região, atraindo os olhos do país e do mundo;
          A divulgação maciça do projeto bem como de todos que dele participarem.

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
Um projeto que envolva uma comunicação eficiente sobre a importância da preservação ambiental

PARA CONSUMIR
Produtos que tenham qualidade, exclusividade, beleza e sofisticação, produzidos no contexto da responsabilidade sócio-ambiental, e que esta sirva de inspiração e fonte de comunicação.


VISÃO DO PROJETO
Tornar-se uma referência de abordagem da consciência ambiental, inovação e vitrine dos novos talentos de música, dança, artes plásticas e design do Estado do Amazonas. Tem-se como objetivo a evolução constante do mesmo, visando futuramente um alcance nacional e internacional, com participações em eventos de moda, de artes e cultura.

SOBRE A MODA
             Embora aparente caráter efêmero, muitas vezes interpretado como “fútil”, o setor de moda é um dos maiores geradores de emprego e renda no mundo. No Brasil, segundo a ABIT (2000), é o que mais gera emprego para o sexo feminino, estando distribuído nos mais diversos campos, desde sua criação até sua venda.
                  Com relação à potência econômica, a moda caminha lado a lado com a informática e a gastronomia em termo de influência no consumo, e a cada ano vem aumentando mais e mais a economia dos países que investem no setor.
                   A moda gera empregos, porque é uma indústria, e, como tal, obriga à renovação, ao consumo, e, portanto, à circulação de dinheiro. Quando um consumidor compra um terno, por exemplo, está movimentando a economia e atingindo um grande número de pessoas, desde o estilista até a faxineira da loja em que comprou a roupa.
                   “O negócio da moda tangencia as áreas de criatividade, produção, administração e marketing. Para emocionar e fascinar pessoas, vale-se de conhecimentos oriundos da psicologia e da sociologia. O estudo, portanto, é uma atividade multidisciplinar envolvente e desafiadora” (COBRA, 2007).

SOBRE A INSPIRAÇÃO (Primeira versão - Faces da Amazônia 2008)
                   Foram utilizadas como inspirações três tangentes principais: Flora, fauna e arte indígena, para a composição do projeto. A aplicação das formas abstraídas no produto final se dará na maior amplitude possível – serão explorados desde cores e texturas até movimentos e morfologia. Durante o desfile, momento principal deste projeto, foram explorados os conceitos da sinestesia, a criatividade e a inovação, para que o processo de comunicação se desse de forma mais abrangente e completa possível.
O resultado foi uma coleção de 10 peças, veja as fotos!

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