6 de novembro de 2009

CAMPANHA “PESCADOR FIQUE LEGAL” INICIA NESTE SÁBADO EM FEIRAS E PORTOS DE MANAUS

A ação faz parte do combate a pesca predatória que acontece no período de defeso.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) dá início neste sábado, dia 07, à “Campanha Pescador Fique Legal”.  Equipes da Gerência e Controle de Pesca e de Educação Ambiental do órgão estarão fazendo um trabalho de conscientização nas feiras da Panair, a partir das 04h, Manaus Moderna, a partir das 07h30, Feira do Coroado III, das 06h às 08h, Feira do Produtor, das 06h às 07h30, Feira do São José II, das 08h30 às 09h30, Mutirão, das 08h30 às 10h e nos portos de balsas do São Raimundo e da Ceasa, das 06h às 10h.

A ação faz parte das ações de educação ambiental, incentivadas pelo Governo do Estado, que tem o objetivo de ajudar no combate a pesca predatória praticada no período de defeso, que começou em outubro e termina em março de 2010. As equipes da Gerência e Controle de Pesca e de Educação Ambiental do órgão estão à frente desta ação.

A campanha vai acontecer nas principais feiras da capital, porto de balsas, além de desembarque de pescado. “Nosso objetivo é esclarecer a população, tanto feirantes como pescadores e consumidores, acerca das espécies proibidas de pesca neste período de defeso, que começa neste mês de outubro e vai até o início do próximo ano”, explica Nonata Lopes, gerente de controle e pesca do IPAAM, que estará acompanhado as equipes na Feira da Panair, Feira do São José II e Feira do produtor.

Ela explica, por exemplo, que o tambaqui está no período de defeso desde o dia 1o de outubro deste ano permanecendo até 30 de março de 2010, e quanto às outras espécies, o período começa em 15 de novembro, e vai até 15 de março do próximo ano.

De acordo com ela, os técnicos também irão esclarecer no decorrer da campanha o tamanho mínimo dos peixes a serem pescados e a forma de adquirir legalmente o pescado nessa época. “Os peixes de criadouros licenciados junto ao IPAAM e cadastrados no Ministério da Pesca e IBAMA podem ser comercializados em qualquer época do ano e de qualquer tamanho”, finaliza Nonata Lopes.


Núcleo de Comunicação do Sistema SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares