21 de julho de 2010

SDS capacita mais de 300 professores em Mudanças Climáticas

Capacitar professores e técnicos em mudanças climáticas e manejo florestal sustentável. Este foi o objetivo das oficinas realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima). Desde junho, foram formados mais de 300 mestres de 13 escolas de tempo integral de Manaus e Manacapuru.


As oficinas são realizadas desde 2008 em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O trabalho apresenta maneiras de como o professor incluir na sala de aula temas relacionados ao meio ambiente. Para isso, são utilizados dois livros elaborados pelo Ceclima: ‘Mudanças Climáticas - Uma preocupação de todos’ e ‘Manejo Florestal Sustentável para a produção de madeira no Estado do Amazonas’.

Segundo a coordenadora do departamento de educação ambiental do Ceclima, Romilda Cumaru, a iniciativa da secretaria contribui para a formação continuada dos docentes em temáticas ambientais. “O projeto visa a reflexão e ação para novas formas de trabalhar e compreender as relações ser humano e meio ambiente, de forma motivada e comprometida e com esse novo olhar para educação ambiental”, explicou.

Conforme o cronograma de atendimento para 2010 do Ceclima, de 5 a 10 de julho, 191 professores receberam a capacitação. Dentre as escolas estão Helena Araujo, Professora Leonor Santiago Mourão, Nossa Senhora das Graças, Rafael Henrique Pinheiro dos Santos, Garcetilzo do Lago Silva, Zilda Arns, Almirante Barroso e Marcantonio Vilaça II (Colégio Militar). A próxima instituição a receber a formação é o Instituto de Educação do Amazonas, nos dias 5 e 6 de agosto.

De 22 a 24 de junho, 86 mestres foram atendidos 86 professores das escolas Machado de Assis, Roxana Pereira Banessi, Isaac Benzecry, Santa Terezinha e Altair Severiano Nunes foram atendidos. Já em Manacapuru, nos dias 21 e 22 de junho, 54 professores da sede do município e da zona rural receberam a formação.

O Projeto

O projeto de formação de professores em Mudanças Climáticas iniciou em 2008, ano de criação do Ceclima. Inicialmente atendeu 325 professores de 17 escolas de Manaus – Djalma Batista, Marcantônio Vilaça I, Marquês de Santa Cruz e Petrônio Portela- e em municípios como Iranduba, Itacoatiara, Lábrea e Carauari. No ano seguinte, os professores das mesmas escolas receberam, além das oficinas de mudanças climáticas, a capacitação em elaboração de projetos interdisciplinares, que capacitou 396 pessoas.

CECLIMA

O Ceclima é o primeiro centro governamental do Brasil especializado especificamente para articular políticas públicas sobre mudanças climáticas e atua por meio dos seguintes departamentos: Educação em Mudanças Climáticas, Energias Alternativas e Eficiência Energética e Florestas e Serviços Ambientais.


Nívia Rodrigues / Silvio Lima
Núcleo de Comunicação do Sistema SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares