17 de julho de 2010

Capacitação em Mudanças Climáticas para profissionais de Manaus

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) organiza por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) o primeiro curso de “Capacitação em Mudanças Climáticas” para gestores públicos que atuam na área, universitários e jornalistas, no período de 19 a 21 de julho, na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada na Av. Darcy Vargas, 1200, Chapada. Os interessados podem realizar pré-inscrições até o dia 15 de julho, nos sites da SDS (www.sds.am.gov.br) e Ceclima (www.ceclima.sds.am.gov.br).  A divulgação dos selecionados será realizada no dia 16 de julho, via e-mail. Estão disponíveis 80 vagas. O evento é uma realização da SDS em parceria com o Fórum Brasileiro e o Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas (FBMC e FAMC) e a Petrobras.

Com 40 horas, o curso será dividido em duas etapas: com aulas presenciais (20h) e aulas com acompanhamento à distância (20h). O objetivo da capacitação é contribuir na formação e qualificação de um profissional consciente, que possa cooperar na prevenção dos impactos advindos das mudanças climáticas. Por ter número limitado de vagas, os interessados devem realizar pré-inscrição para análise dos dados pela comissão organizadora.

No primeiro dia de curso (dia 19), a aula inaugural será ministrada pelo secretário executivo do FBMC e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), professor Luiz Pinguelli Rosa. Nos demais dias (20 e 21), o curso abordará temas como a ciência da mudança do clima; fontes de emissão de gases de efeito estufa; impactos, vulnerabilidades e repercussões socioeconômicas das mudanças climáticas; mitigação e adaptação às mudanças do clima, entre outros.

A capacitação também é destinada aos membros do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, que foi instituído em março de 2009 e reúne 49 instituições governamentais, não-governamentais e da sociedade civil na discussão e implementação de soluções para a melhoria do clima no Estado. O FAMC já realizou quatro reuniões e atua com três câmaras temáticas: Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas; Energia; e Uso do Solo, Florestas e Serviços Ambientais.

Presidido pela SDS e com apoio executivo do Ceclima, o FAMC conta com a participação de entidades como a FETAGRI, GTA, CNS, FAS, COIAB, ICMBIO, IPE, UFAM, SEIND, EMBRAPA, IDESAM, INPA, FAEA, DNPM, INCRA, SEARP, FUNAI, Fórum Secretários Meio Ambiente, SUFRAMA, FUNAI, GREENPEACE, MMA, SIPAM, CNS, UEA e SUSAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares