17 de julho de 2010

SDS abre processo seletivo para capacitação em couro de peixe

O Projeto AMA, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em parceria com a grife IODICE, abre oportunidade para um novo  segmento: Processamento de Couro de Peixe. Os profissionais que  trabalham nesse segmento no Estado poderão aperfeiçoar suas técnicas  de conservação de peles e adquirir noçoes básicas de curtimento nos  dias 29, 30 e 31 de julho, com aulas teóricas e práticas. Os interessados em participar do processo seletivo basta acessar o site  da SDS (www.sds.am.gov.br) a partir deste sábado, dia 17, e fazer a  inscrição no link Projeto AMA.

O curso será ministrado por profissionais da Péltica e tem carga  horária de 24 horas. No conteúdo está previsto uma apresentaçao das  características requeridas na extração das peles de peixe, capacitação dos participantes em práticas de conservação, noções básicas de curtimento e tecnologias de tratamento de efluentes líquidos e sólidos de indústria coureira.

O objetivo é formar profissionais para garantir o fornecimento de  peles de peixe em condições adequadas para aproveitamento em  indústrias de processamento de couro, viabilizando dessa forma a comercialização das peles e geração de renda para toda a cadeia produtiva do pescado no Amazonas, além de minimizar os impactos  ambientais do descarte em rios da região.

A Péltica é uma empresa gaucha instalada no Rio Grande do Sul, município de Estância Velha, no Vale dos Sinos, especializada em  couros exóticos de avestruz, coelho e peixes. Este último passou a ser  o carro-chefe da empresa em função da abundância das espécies no Brasil. A Péltica está interessada em novos fornecedores de peles, inclusive de peixe por três motivos: pela abundância de matéria-prima
no Brasil e no Amazonas, com suas espécies de peles resistentes e exóticas atributos que lhe conferem alto valor e grande potencial de mercado nacional e internacional; pela falta de estímulos aos criadores de avestruz e de coelho que carecem de uma regulamentação para sua exportação; e, a sustentabilidade que implicam em práticas ambientais de processamento e oportunidades de geração de rendas ao produtor através da venda de pele.

O Projeto AMA – Ame o Amazonas é uma parceria da SDS e IODICE, e tem por objetivo divulgar a conservação da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável dos recursos naturais das Unidades de Conservação estaduais. Já foram realizadas duas capacitações no ambito do projeto: o Curso de Estilistas e o Curso de Biojoias, agora o Projeto se estende ao segmento do pescado.

Nívia Rodrigues
Assessoria de Comunicação da SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares