26 de setembro de 2009

Governador do Amazonas assina criação de força tarefa de inteligência para combate ao desmatamento e crimes ambientais

O Governador Eduardo Braga assinou no último dia 25, o termo de cooperação técnica que cria uma força tarefa de inteligência para combate aos crimes ambientais no Amazonas. Por meio de um compartilhamento de informações estratégicas relativas ao desmatamento e focos de calor no Amazonas, entre as instituições envolvidas, será possível realizar ações para fiscalização ambiental integrada.

Para o Governador do Estado, Eduardo Braga, combater o crime é sempre um desafio. “Quanto mais integrado estivermos mais eficientes seremos para proteger o nosso patrimônio brasileiro, o bioma amazônico. Essa é uma força tarefa inédita porque articula de forma bastante objetiva as forças estaduais, sejam elas do aparato de segurança, sejam do sistema de Meio Ambiente com as forças federais, sempre com o objetivo de consolidar a política de conservação do Estado”, destaca o Governador. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira, a secretaria será responsável pela coordenação executiva desta força tarefa. “A SDS cumpre seu propósito de direcionar políticas públicas de desenvolvimento sustentável no Amazonas ao promover a articulação que resultou na criação da força de inteligência para combate ao desmatamento e crimes ambientais. Nosso papel, a partir de agora, é fazer com que essa força tarefa possa trabalhar de forma articulada e organizada, pois combater o desmatamento no Estado do Amazonas exige uma ação integrada”, acrescenta a Secretária.
Fazem parte do termo que institui a força tarefa o Exército Brasileiro, o Ibama, o Incra, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Chico Mendes. Na esfera estadual participam a Secretaria de Segurança, por meio de seu batalhão de policiamento ambiental, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Fazenda do Amazonas e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), juntamente com o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), por meio do sistema SDS.
Fotos: Acervo SDS
Núcleo de Comunicação da SDS
Carlysson Sena / Nívia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares