24 de agosto de 2011

Cigás discute exploração e beneficiamento do Caulim




A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) recebeu nessa quarta-feira, dia 24, representantes da empresa Kalamazon Estudos Geológicos Ltda., e o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Sinésio Campos, para tratar sobre a exploração do caulim e da utilização do gás natural no beneficiamento desse produto.
Durante a reunião, os representantes apresentaram o projeto da empresa para exploração e processamento do caulim no Estado do Amazonas, como também o interesse na utilização do gás natural no processo produtivo, que compreende a secagem do produto.
O caulim é um mineral de argila de cor branca e com diversas aplicações na indústria, principalmente na de papel, farmacêutica, cosméticos, de tintas, e na construção civil. A previsão é que o empreendimento gere aproximadamente 250 empregos diretos e 2.500 indiretos, podendo passar de 5.000 a 10.000 postos de trabalho caso seja viabilizada a implantação da cadeia produtiva no Estado, como as indústrias de cerâmica branca e vidros.
Segundo os representantes da Kalamazon, a estimativa de produção do produto é de 250 a 500 mil toneladas de caulim por ano. Para isso, eles preveem o uso de 40 a 50 mil metros cúbicos de gás natural por dia na primeira etapa.
De acordo com o Diretor-Presidente da Cigás, Lino Chíxaro, é fundamental que haja uma harmonia entre o projeto da Kalamazon e as expectativas da Cigás. “São iniciativas importantes que contribuirão significativamente para o desenvolvimento do Estado do Amazonas”, destacou o Diretor-Presidente.


Fonte: Izabelly Costa
Assessoria de Comunicação da Cigás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares