22 de agosto de 2011

Ação integrada do Governo do Amazonas apresenta resultados no combate às queimadas e incêndios florestais


O Governo do Amazonas vem atuando de forma intensa no combate às queimadas e incêndios florestais no Estado, contando com a parceria do Governo Federal e municipal, além da sociedade civil, que formam o Centro Integrado Multiagências de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (CIMAN-AM). Uma das táticas em execução desde a semana passada é uma ação dupla utilizando um helicóptero da Policia Militar, para sobrevoar pontos de calor detectados nos laboratórios de sensoriamento remoto, enquanto equipes se deslocam via terrestre para confirmar os focos e adotar medidas de fiscalização e controle do fogo. O CIMAN está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) com base na sede do Corpo de Bombeiros, que garante o plantão de monitoramento 24h.

Na ação da última quinta-feira (18), foram detectados, a partir do monitoramento de satélites, 20 focos de calor na região dos municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão. As equipes confirmaram os pontos, controlaram o fogo e conseguiram identificar os infratores, que foram autuados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Foram apreendidos ainda 87 m3 de madeira e um caminhão tipo basculante contendo 7m3 de madeira em prancha. Uma serraria foi lacrada e foram expedidos cinco termos de apreensão de madeiras, além de seis autos de infração por supressão vegetal, perfazendo o total de multas no valor de R$ 85.708,59. As multas foram emitidas com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). “Estamos usando todo o nosso potencial de fiscalização, além de monitoramento no laboratório de geoprocessamento, de modo a conter as queimadas neste período crítico de seca no Estado” declarou o presidente do Ipaam, Antônio Stroski.  

O subsecretário da SDS, Hamilton Casara, ressalta a importância da integração e compartilhamento de dados entre os órgãos envolvidos no processo, que possibilita a agilidade da ação em campo. “A “sala de situação” (CIMAN-AM), está sendo estratégica para o combate às queimadas. Uma equipe de plantão recepciona as informações dos órgãos que estão trabalhando com as imagens de satélite, e encaminha para as equipes de campo (fiscalização e brigadistas). O apoio aereo também está sendo fundamental porque nós conseguimos identificar os focos de calor e queimadas em lugares distantes, que levariam dias para chegar via terrestre”, diz Casara.

Importante destacar que o Governo do Amazonas por meio da SDS e do Ipaam suspendeu todas as licenças para queima em função do período critico de redução da umidade relativa do ar. “Os responsáveis por atos de queimas irregulares serão responsabilizados pelos órgãos de fiscalização, que deverão garantir o cumprimento da lei”, frisa Casara.

BR 319, BR 174 e AM 010 estão na lista de monitoramento

No decorrer desta semana, a ação dupla (aérea e terrestre) será realizada nos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itapiranga e Nova Olinda do Norte, que compreendem parte da BR 319. “Além da nossa ação de combate que conta com o apoio da Polícia Rodoviária, o Corpo de Bombeiros vai formar novas brigadas nessas áreas para que auxiliem no processo do controle das queimadas ilegais”, explica Casara.

De acordo com o subsecretário, em seguida será a vez da BR 174, que engloba os municípios de Presidente Figueiredo, regiões de assentamentos, chegando até a divisa do Estado de Roraima. “Estaremos na próxima semana indo para a AM 010, na área de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, principalmente na região de Novo Remanso e Distrito de Lindoia, regiões que historicamente têm se destacado com queimadas até mesmo em função da atividade agrícola naquela região”.

Na região sul do Amazonas o monitoramento está sendo reforçado nos municípios de Lábrea, Humaitá, Canutama, Manicoré e sul de Humaitá, onde o Ibama já vem realizando um significativo esforço de fiscalização.
O CIMAN-AM é formado pela SDS, Corpo de Bombeiros, Ipaam (Gecam), Defesa Civil, Ibama (PrevFogo), Polícia Rodoviária, ICMBio, Sipam, Inmet, Incra, Funai, FAS, GTA, Faea,  Idam, Secretarias Municipais e sociedade civil.
-- 
Nívia Rodrigues
Assessoria de Comunicação SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares