14 de maio de 2010

Prevenção às queimadas continua nesta semana em mais quatro municípios do Amazonas

As oficinas de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais, realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), chegaram a mais quatro municípios do Estado, nesta semana. A ação, coordenada pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), atendeu a Autazes e Manacapuru, na segunda e terça-feira (11 e 12), e continua hoje (14) em Manicoré e amanhã (15) encerra em Parintins.

No segundo mês de capacitação de professores, técnicos extensionistas e lideranças de meio ambiente e produção rural, a iniciativa já levou informação para 727 pessoas de 16 municípios do interior. A meta do Governo do Estado, contida no Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais do Amazonas (PEPCQ-AM), é reduzir em 20 por cento os focos de calor nos 22 municípios que tiveram os maiores índices em 2009.

Os técnicos do Ceclima já atenderam, em abril (13 a 24), 484 pessoas de Iranduba, Novo Airão, Caapiranga, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea e Presidente Figueiredo. Já em maio, na primeira semana (de 1o a 4), foi a vez de 178 profissionais e técnicos de Apuí, Humaitá, Rio Preto da Eva e Maués.

Até a última quarta-feira (12), mais 65 pessoas de Autazes e Manacapuru participaram das ações do PEPCQ. Na opinião da coordenadora do Ceclima, Natalie Unterstell, os trabalhos de prevenção e controle das queimadas são importantes nesta época, pois antecede o período de verão (seco), onde serão necessárias outras medidas. “Estamos colhendo os resultados da interação com os produtores rurais e professores desses municípios”, explicou.

Em uma das oficinas em Manacapuru, a coordenadora do departamento de educação do Ceclima, Romilda Cumaru, disse que a participação dos professores contou com a utilização de técnicas de teatro para representar os prejuízos causados pelas queimadas. “Eles fizeram inclusive uma paródia, onde colocavam assuntos da cartilha em que utilizamos”, disse.

O trabalho de prevenção e controle aos focos de calor no interior do Estado visa diminuir os impactos provocados por incêndios, que em 2009, trouxeram sérios problemas para o Estado, principalmente entre os meses de setembro e novembro. Nesse período, Manaus amanheceu, em várias ocasiões, encoberta de fumaça, gerando suspensão nas atividades do Aeroporto Eduardo Gomes por causa da visibilidade insuficiente para pousos e decolagens.

SDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares