16 de abril de 2010

SDS realiza I Rodada de Negócios da RDS do Uatumã

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), realizará, no próximo dia 17, a I Rodada de Negócios para a comercialização de madeira, proveniente dos 13 Planos de Manejo Florestal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. O evento acontece no auditório da prefeitura municipal de São Sebastião de Uatumã (a 200 quilômetros de Manaus), interior do Amazonas.
A I Rodada de Negócios contará com a presença de representantes de cinco empresas do recém criado Pólo Industrial de Carpintaria Naval e Movelaria, de São Sebastião do Uatumã, além dos comunitários da RDS. O evento será realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
O Pólo Industrial de Carpintaria Naval e Movelaria, criado pelo Governo do Estado, juntamente com secretários de governo, técnicos e diretores do Sebrae, é um empreendimento que possibilita a geração de emprego e renda para o município de São Sebastião do Uatumã, que abriga mais de 30 empreendimentos de carpintaria naval e movelaria.
O técnico do Ceuc Marcelo Cortez, explica que o evento é um passo importante para a consolidação da nova etapa do manejo florestal na RDS de Uatumã. “A realização do evento demonstra que estamos numa etapa avançada de atuação no manejo florestal, assim como também na atuação do pólo moveleiro do município, melhorando dessa forma, a qualidade da produção”, destaca Cortez.
As madeiras comercializadas foram provenientes da licença ambiental de oito planos destinados às comunidades para trabalharem no manejo. O total de espécies madeireiras é de 1000 metros cúbicos.
Planos de Manejo e Instrução Normativa
Os planos de Manejo Florestal Madeireiro são elaborados para ordenar a colheita florestal madeireira em Unidades de Conservação, visando o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e possibilitando a inclusão socioambiental das comunidades residentes, além do desenvolvimento econômico no Estado.
De acordo com Domingos Macedo, coordenador do CEUC, além da realização do evento outro avanço para o manejo florestal foi à criação da Instrução Normativa 001, publicada em 2009 pela SDS, que estabelece critérios de apresentação, avaliação e licenciamento de Planos de Manejo em Unidades de Conservação.
“A IN é um instrumento legal, que possibilita agilidade ao processo de licenciamento do plano madeireiro nas UC estaduais, dando apoio às Unidades que já tenham plano de gestão, tendo em vista que resolve problemas acerca da questão fundiária’, declara Macedo.
 Nívia Rodrigues / Daniela Feitosa
Núcleo de Comunicação do Sistema SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares