16 de abril de 2010

Orientação de prevenção contra queimadas e incêndios florestais chega ao município de Iranduba

Produtores rurais conhecem alternativas de produção agrícola sustentável sem o uso do fogo
O município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), também recebeu esta semana os profissionais do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), que coordena as ações do Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais no Amazonas (PECPQ-AM). Cerca de 30 professores de escolas estaduais e municipais, além de 50 produtores rurais, conheceram as ações estratégicas do Governo do Amazonas para reduzir os focos de queimadas e incêndios florestais no Estado.
No primeiro dia da oficina, os trabalhos foram desenvolvidos para professores na Escola Estadual Isaias Vasconcelos, onde foi discutido o papel dos educadores na questão ambiental. No segundo dia, contou-se com a participação de 50 pessoas, entre eles estavam os técnicos do IDAAM, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, guardas municipais, dirigentes do sindicato rural dos produtores, da cooperativa rural, líderes comunitários, bem como produtores rurais. As atividades da oficina foram realizadas na sede da Colônia de Pescadores.
O material didático elaborado pela SDS, e que está sendo utilizado nas discussões, propõe algumas alternativas de produção agrícola sem o uso do fogo. “O Plantio Direto é uma dessas alternativas, sendo uma técnica na qual uma cultura é plantada sobre o resto da anterior mexendo o solo apenas no local que vai receber a nova semente, melhorando, assim, as condições ambientais da água, solo e clima”, explica Romilda Cumaru, chefe de departamento de educação e mudanças climáticas da SDS.
Execução das Ações
Até o momento já foram realizadas ações em Itapiranga, Iranduba e Novo Airão. As oficinas serão realizadas até o final deste mês em Manacapuru, Caapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. No total, cerca de 1430 pessoas participarão das oficinas e dos treinamentos durante o período de execução das ações em 22 municípios do Estado. A mobilização visa reduzir em 20 por cento os focos de calor.

Nívia Rodrigues / Joyce Karoline
Núcleo de Comunicação da SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares