8 de outubro de 2009

Tony Blair adere a causa da floresta

LOS ANGELES - O ex-primeiro ministro do Reino Unido,Tony Blair, aderiu à causa da valorização da floresta em pé. A decisão foi tomada durante encontro com o governador do Amazonas, Eduardo Braga, em Los Angeles, após o encerramento da 2ª Conferência de Governadores sobre Clima Global 2009. A partir de agora, Blair passará a recomendar aos presidentes das nações com os quais tem contato que a política do REED, que valoriza a floresta, desestimula o desmatamento e ajuda a recuperar áreas degradas seja implementada a partir da COP-15, que acontece em dezembro, em Copenhagen.


“Ganhamos um parceiro de grande importância”, avaliou o governador, que na conversa com Blair falou sobre a Lei de Mudanças Climáticas sancionada pelo Amazonas e sobre o programa Bolsa Floresta.

Blair afirmou reconhecer a importância da floresta, cujo desmatamento representa 17% das emissões de gás de efeito estufa no planeta. “Precisamos enfrentar esta realidade e, em Copenhagen, lutar para a criação de uma política de preservação forestal ”, afirmou o ex-primeiro ministro, que pretende visitar o Amazonas para conhecer os projetos de conservação executados no Estado.

ENCERRAMENTO

Após a assinatura da “Declaração de Soluções Globais para o Clima”, em cujo texto final ficou registrada a importância da preservação das floresta de pé, o governador Eduardo Braga avaliou como positiva a participação no evento da Califórnia. “Demos o nosso recado e deixamos registrado que o mundo precisa das florestas e os habitantes destas florestas precisam viver com dignidade. Foi um passo a mais nesta luta”, afirmou Braga.

O governador Arnold Schwarzenegger afirmou que o evento cumpriu o papel a que se propôs e agora o próximo encontro será na Dinamarca. “Todo nós precisamos cuidar do clima no planeta. Esta é uma responsabilidade mundial”.

O vídeo pode ser acessado no site http://www.nafesta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares