17 de outubro de 2011

Governo do Amazonas dá a largada para a redução de emissões na Copa de 2014


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), trabalha na formulação de um inventário que vai permitir a realização de uma Copa com baixa emissão em 2014. As discussões iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, na oficina "Pegada de Carbono", realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o apoio do Governo do Amazonas por meio da SDS, e em parceria com a Embaixada Britânica. O evento vai até amanhã, terça-feira, dia 18 de outubro.

A titular da SDS, Nádia Ferreira, explica que o formato do evento segue para as 12 sedes da Copa de 2014, tendo o Amazonas abrindo o calendário de agendas no Brasil. "Somos os primeiros nessa discussão, esperamos aproveitar ao máximo essa troca de experiências com a equipe de Londres e amanhã ter um número de resultados positivos, além de ações concretas para iniciar as implementações", declara.

"O inventário é um guia que vai nos mostrar dentro de ações planejadas, onde vão acontecer emissões de carbono, isso inclui o setor de transportes, hotelaria, turismo, alimentação, etc. A partir desse guia, será possível definir a melhor forma de redução de emissões e gerar benefício econômico e social", explica João Talocchi, coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima/SDS).

Para o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango, o evento tem sintonia com o trabalho que já está sendo realizado no Estado. "O evento na Amazônia guarda as preocupações ambientais, que caracterizam a copa verde. No caso do Amazonas, existe uma preocupação maior relacionada à potencialização das questões direcionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento em todos os aspectos que são inerentes ao Governo do Estado", afirma.

Judith Sykes, da empresa Useful Simple Projects, que trabalhou no projeto de Londres para as Olimpíadas de 2012, ressalta que um dos principais desafios do projeto na capital londrina foi inserir a sustentabilidade em todo o contexto do projeto. “Desenvolver objetivos é fácil, o problemas é implementar o objetivo. Vai ser um desafio fazer com que todos os envolvidos, por exemplo, projetistas do estádio, de transportes, etc., insiram em seus projetos os conceitos, para o planejamento sair do papel e ser cumprido”, explica Judith.

A oficina "Pegada de Carbono" vai até amanhã, terça-feira, dia 18 de outubro. Está sendo realizada no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na Av. Joaquim Nabuco, 1919, bairro Centro, zona Sul de Manaus, das 9h às 18h.

-- 
Nívia Rodrigues

SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

Postagens populares